Auto Cuidado
- Lucy Oliveira
- 18 de mar.
- 1 min de leitura
E você, como encara o auto cuidado? Um luxo, um prazer, um mal necessário? Eu demorei muito para entender o quanto ele é essencial. Para cuidar do outro, precisamos estar bem. Muitas vezes nossos filhos só querem um pouco da nossa atenção e não têm porque estamos sem disposição, cansados, sobrecarregados, exaustos, querendo viver em uma ilha deserta.
Praticar esportes, fazer academia, estar com os amigos, dar risada, dar abraços, falar e ouvir “eu te amo”, ir ao salão =), terapia, ser voluntária; tudo isso faz parte do nosso auto cuidado. Além de todas essas práticas, para mim, auto cuidado é também me conectar com Deus, meu criador, que é a fonte de tudo que tenho e sou.
O que realmente me fez parar para pensar foi um período complicado no final de 2023 e começo de 2024. Foi quando descobri que minhas vitaminas estavam baixíssimas e, como resultado, meu emocional estava completamente afetado.
Eu comecei a perceber como algumas atividades e ambientes estavam me drenando, como o excesso de 'sim' e a falta de limites. E essa percepção foi o primeiro passo para mudar a rota e focar em meu bem-estar. Consegui isso sozinha? Não. Foram várias pessoas envolvidas nesse processo de auto conhecimento e auto cuidado.

A reflexão que deixo para você é: como podemos cuidar de quem amamos, se não estamos cuidando de nós mesmos? Lembre-se da metáfora do avião: primeiro a máscara de oxigênio em você, depois na criança. Se cuide, para estar bem para quem mais importa.



Comentários